Meu boizinho nas escolas em: O sumiço da tainha de ouro
Meu Boizinho nas escolas é uma parceria do Coletivo Mar Cultural com o Meu Boizinho, de Florianópolis. Com este projeto o Mar Cultural e o Meu Boizinho levam as hist´órias e personagens presentes no imaginário do litoral catarinense para diversas escolas públicas, circulando arte, cultura, conhecimento e memória.
Através deste projeto foi produzida uma versão cênica do livro O sumiço da tainha de ouro, de Bruno Pagani e Thiago de Melo, da marca Meu Boizinho, de Florianópolis.
O sumiço da tainha de ouro – causos & contos, com direção de Aline Maciel, tendo em cena as atrizes-brincantes Bianca Ramos e Carina Scheibel, é um espetáculo brincante, com música ao vivo, muita história e causos e contos.
O projeto realizou em 2023 uma circulação de 14 apresentações do espetáculo, com distribuição de 160 exemplares do livro para escolas, secretarias e público em geral. Todas as ações foram gratuitas através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Da Magrinha, DVA e Eurotec Nutrition.
O projeto encontra-se em fase de captação para realizar mais apresentações e seguir encantando as crianças. Vai ser um prazer ter a sua empresa como parceira desta ação transformadora.
















Sinopse
Lendas da Ilha de Santa Catarina e ritmos populares passeiam por um cantinho aconchegante que remete a uma vila. No banco da praça, duas brincantes convidam o público a conhecer a cultura da cidade de Florianópolis inspiradas pela tradição do Boi-de-Mamão e da cultura popular. O sumiço de um precioso amuleto em formato de tainha leva a menina Moreninha a percorrer a cidade para descobrir o que houve com o presente dado pela avó e que envolve muitos mistérios. Em cena estão bonecos mamulengos com as personagens do Meu Boizinho – projeto que resgata a cultura da Ilha em diversos formatos. Nesta montagem, Bebel, Mamão, Bacuri, Didico, Fran e Cotinha tentam ajudar a menina Moreninha a encontrar o objeto encantado desaparecido nos mistérios da Ilha da Magia. Duas contadoras de histórias, musicistas e brincantes guiam a trajetória. Será que elas vão conseguir?
Versão cênica inspirada no livro, O Sumiço da Tainha de Ouro, de Bruno Pagani e Thiago Melo
Duração: 45 minutos
Faixa etárias: Crianças de 6 a 10 anos (ensino fundamental I)
Ficha técnica
Dramaturgia e direção cênica: Aline Maciel
Assistente de Direção: Lieza Neves
Atrizes-brincantes: Bianca Ramos e Carina Scheibe
Canções originais: Aline Maciel, Bianca Ramos, Carina Scheibe e Lieza Neves
Figurinos e adereços: Adriana Bernardes
Cenários e bonecos: Carlos Eduardo Martins
Projeto gráfico: Cardápio Cartoon
Assessoria de imprensa: Edinéia Rauta
Ass. Produção: Nataly Delacour
Produção executiva: Marina Monteiro
Dir. de produção: Raquel Stüpp
Coordenação Artística: Coletivo Mar Cultural